Satougashi no Dangan wa Uchinukenai: A Lollypop or A Bullet

0

“Do que as meninas são feitas? Açúcar e especiarias. E tudo isso é bom. É disso que as meninas são feitas.” A rima que é bastante popular lá fora, e que aparece no mangá inclusive, e aqui provavelmente você conhece por causa das Meninas Super Poderosas, é perfeito para descrever o mangá sobre uma amizade improvável e muitos traumas na vida.

Nagisa é uma garota sem futuro, a morte do pai, o irmão mais velho ter se tornando um hikikomori e a mãe se sobrecarregar cuidando dos dois, ela decide que escola é uma perda de tempo e quer ao máximo ingressar em uma academia militar, onde ela receberá um salário e poderá ajudar sua família. Diferente das outras garotas, ela não está interessada em moda, garotos ou coisas fofas. Tudo o que lhe interessa são as “balas” (uma referência a vida militar que ela almeja).

Do outro lado temos, Mokusu, a filha de um popstar em decadência, que além de ser muito bonita, é muito estranha. Ela se apresenta como uma princesa sereia e fala várias outras esquisitices, e apesar do seu status por causa do pai famoso, faz com que os outros alunos se afastem dela.

Açúcar, tempero e muitas lágrimas

Bem, é neste contexto que se desenvolve uma curiosa e excêntrica relação de amizade, que é o foco do mangá, embora seja uma relação de altos e baixos e cheia de amor e ódio. Mas como assim ódio? Bom, Mokusu vive uma relação abusiva com o pai, que vive espancando e humilhando a jovem, como se a culpa da sua carreira não ter deslanchado fosse da menina. Mokusu cresceu num ambiente onde bater, humilhar e ridicularizar os outros é tido como normal, por isso, suas demonstrações de afeto para Nagisa são tão tortas, como jogar uma garrafa na cabeça dela. Além disso, é perceptível que toda sua excentricidade, suas fantasias em ser sereia entre outras coisas que ela comenta, funcionam como uma válvula de escape, fugindo da realidade horrível que ela vive diariamente, mas que não pode evitar. Afinal, o que uma garota de 13 anos poderia fazer contra uma violência que ela julga como normal, e até aceitável?

O mangá gira em torno destas duas garotas e seus problemas, com foco na tentativa de amizade entre elas. Não é nada doce, meigo ou fácil. Cada uma delas tem suas dores e cicatrizes e seu próprio meio de enfrentar ou fugir da realidade que as espera quando os passeios pela cidade acabam. O final não é feliz, já fica claro logo no começo do mangá, mas a história vai sendo costurada de forma envolvente e mesmo com suas obviedades, te instiga a ler até o final.

Mas exatamente como a cantiga do começo se encaixa nessa história toda? Nagisa é uma garota, mas ela é desprovida de açúcar, o que não faz dela exatamente o modelo de menina fofa, mas ela tem o tempero, que faz com que ela seja esperta e independente. Mokusu, é quase o oposto, sendo uma garota fofa e fantasiosa, mas sem muita malícia para a vida. Então, elas se completam para fazer aquilo que se espera de uma garota.

Volumes: 2
Publicação: 2007 - 2008
Demografia: shounen
Gêneros: drama, slice of life
Autor: Sakuraba Kazuki (roteiro), Sugimoto Iqura (arte)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)