É uma daquelas oneshot bem curtinhas com um clima que me lembra bastante Natsume Yuujinchou, tanto pelo lado fantástico como pela pegada melancólica.
Na trama, conhecemos Misuzu que volta para a casa dos avós durante as férias. Sabe-se que ela tem uma certa rixa com o avô e por isso raramente volta para casa.
Nesse verão em específico, ela retorna, para conviver um pouco com seus tios e primos e ficamos sabendo o motivo da rixa familiar: nas montanhas, perto da casa, existem figuras mitológicas que os aldeões conhecem como mantos negros. Eles mantêm o equilíbrio local mas ao mesmo tempo são amaldiçoados, de forma que nenhum humano pode tocá-los.
Um dia, Misuzu, ainda criança, encontra com um desses mantos negros, que parece estar com muito frio e doente. Ela então oferece seu cachecol a ele.Assim começa uma delicada relação entre eles, que fará com que seu avô desaprove suas atitudes.
A história é bem curtinha e sem grandes reviravoltas, mas tudo é muito doce e melancólico, sublinhando bem como Misuzu e o manto negro fazem parte de mundos diferentes.
O traço é bem regular, mas agradável. O texto é um pouco corrido, renderia uma oneshot mais longa ou uma história curtinha, principalmente mostrando como Misuzu saiu da casa. Infelizmente, esse é o único trabalho do autor, então nunca saberemos seu verdadeiro potencial para uma trama mais longa e detalhada.
Publicação: 2015
Demografia: shoujo
Gêneros: fantasia, drama
Autor: Shizuki Ito