Tomie é uma garota sensual que tem o poder de conquistar o homem que
quiser, mas seu poder é tanto que leva os homens a loucura a ponto deles
desejarem matá-la.
Mídia: mangá 
Publicação: 1987 - 2000
Volumes: 3
Autor: Ito Junji
Demografia: josei
Gêneros: horror, gore, drama
Sinopse: Tomie é uma garota sensual que tem o poder de conquistar o homem que quiser, mas seu poder é tanto que leva os homens a loucura a ponto deles desejarem matá-la.
![]() |
Porque uma cabeça não é suficiente. |
Comentários: Eu conheci Tomie graças a uma presente-recomendação no amigo secreto do MAL. E minha primeira impressão com o mangá foi wtf, principalmente porque Tomie não é uma personagem fácil de ler e entender.
Logo de cara somos apresentados a morte de Tomie, que foi acidentalmente assassinada por um colega de classe em uma crise de ciúme e retalhada. Depois de todos irem até seu enterro e guardarem luto, Tomie ressurge no colégio, como se nada tivesse acontecido. Enquanto um grupo de pessoas acham que outra garota assassinada foi erroneamente confundida com Tomie, outro grupo acredita que Tomie foi mesmo assassinada e voltou para se vingar.
Pois bem, a trama não faz muito suspense e entrega logo o fato que Tomie tem o poder de se regenerar, mas não apenas se regenerar como também se multiplicar, se ela perder um braço, em seu corpo vai nascer um braço novo, mas no braço perdido, nascerá uma Tomie nova.
A trama é bem interessante, explicando lentamente a condição da garota, como a sua beleza e por de sedução são incontroláveis, até se focar nos estranhos experimentos feitos a base do seu sangue.
![]() |
Tomie e sua vítima |
A história segue bem até aproximadamente o capítulo 10, onde cada capitulo traz um conto diferente, mas que se interliga com as demais histórias e traz alguma novidade sobre Tomie e sua condição. Entretanto, a partir do 10, a história fica preguiçosa, repetindo sempre a mesma fórmula em todo capítulo e não trazendo realmente nada que complemente ou elucide a condição da personagem.
Tomie é uma protagonista extremamente apática e frívola, e com exceção do capítulo final, você não consegue ter nenhum apreço por ela. A sedução que enlouquece os homens parece não incomoda-la minimamente, nem sua condição de se regenerar, embora por vezes, pareça que ela não goste que outras Tomies surjam. O traço é competente, mas um pouco datado e embora todos os capítulos tenham temáticas interessantes, nem sempre a exploração realmente vale.
Por que ler? É Ito Junji
Por que não ler? Repetitivo e pouco explicativo.
Onde encontrar: Em português pela Chrono Scans.
Amo esse manhã, um de meus favoritos 💜
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir* mangá
ExcluirEu gostei bastante do plot, mas acho que ele acaba ficando um pouco repetitivo no final.
Excluir