Com isso em mente e sabendo que era um BL, eu me preparei para um drama que acompanharia Hikaru e seu par no último verão da sua vida, com todo drama e complexidade que isso poderia trazer.
O mangá começa exatamente assim, com Hikaru e Yoshiki tomando um sorvete depois da escola, olhando as montanhas que cercam o pequeno vilarejo e conversando frivolidades da vida, do jeitinho que eu imaginava. Então Yoshiki se vira para Hikaru e diz que aquele não é o verdadeiro Hikaru e lá se foi tudo o que eu havia imaginado.
Hikaru ga Shinda Natsu começou a ser publicado em 2021 na revista Young Ace Up e é da mesma autora de Period, eu já tinha comentado aqui como Period me impressionou ao abordar uma amizade abusiva e obsessiva de maneira brilhante em uma OS de poucas páginas, onde cada detalhe de enquadramento, de informação, de objetos no cenário estão ali para contar a história. Então minhas expectativas em Hikaru eram altas por conta disso.
![]() |
Afeição estranha |
Só que talvez por ser um mangá longo, Hikaru não consegue manter a mesma carga de informação e impacto. O traço é bem mais simplificado e sem tantos detalhes nos cenários, além disso, as explicações são mais didáticas, sem deixar muito espaço para interpretações do leitor. Outro ponto que me desagradou foi a dupla de protagonistas, falta carisma ou algo que realmente faça o leitor gostar deles de fato, Yoshiki é cheio de traumas e medos, mas a maneira como isso é mostrado, faz com ele seja um personagem muito plano e apático.
Mas nem tudo é ruim, se o mangá não acerta muito a mão do terror, acerta muito bem na criação dos mistérios. Afinal, por que o Hikaru foi para a floresta? Por que os anciãos têm tanto medo? Como a volta do Hikaru desencadeou eventos estranhos ocorrendo pelo vilarejo? Tudo isso te deixa curioso em saber mais sobre a cidade e os mistérios que a envolvem.
Além disso, apesar de a dupla principal não ser a mais interessante de se acompanhar, os colegas de classe e os outros cidadãos são bem interessantes. A amiga com poderes espirituais, a dona de casa que alerta o Yoshiki do perigo ou mesmo o cara recém chegado à cidade trazem frescor e fazem a trama andar.
Além disso, eu ainda quero ver como o fator BL vai ser inserido na trama. Por mais que em alguns momentos fique claro que Yoshiki pareça ter sentimentos por Hikaru, nunca fica claro se realmente é amor ou só uma dependência. Fora que o Hikaru é aberto para falar o quanto ama Yoshiki, mas parece muito vago ou sem realmente significar o que deveria. Fora que os flashbacks mostram uma relação muito diferente entre eles.
O mangá ainda está bem no começo, mas deixa bem marcado todos os seus altos e baixos, por isso, eu ainda não entendi todo o hype em cima do título, que apesar de interessante, ainda não mostrou a que veio.
![]() |
Carne moída (o gato) não gosta muito do Hikaru |
Até onde li? Capítulo 15
Pretendo continuar lendo? Sim, vamos ver se a história engrena.