Se o Gregor, de A Metamorfose do Kafka, não fosse tão passivo, ele seria o Sanpei do Dokumushi. Ou talvez não.
A impressão que tive foi que o mangaka tenha se inspirado no livro do autor tcheco, mas eu não achei nenhuma informação que corrobora, mas basicamente eles têm a mesma sinopse, um garoto que um dia, misteriosamente vira um inseto gigante.
Mas as semelhanças acabam por aí, enquanto Gregor era um trabalhador assíduo e amado pela família, Sanpei é o garoto esquisito que gosta de animais e insetos, mas sofre bullying na escola por seus gostos e aparência e também não é muito valorizado pelos pais que o acham estranho e pouco inteligente e vivem comparando-o com os irmãos.
![]() |
Adeus corpo humano |
Um dia, ele é picado por um inseto e aos poucos vai se tornando um, e assim como acontece com a família de Gregor, a família de Sanpei não aceita sua nova condição e passa a exilá-lo no quarto, apenas alimentando e não tendo mais nenhum contato com ele. Entretanto, os pais de Sanpei não pretendem manter essa situação por muito tempo e planejam matá-lo.
Nesse ponto, o mangá para de ter pena de seu protagonista e como o mundo é injusto para ele, e o faz lutar desesperadamente pela vida, jogando-o em todo o tipo de situação desumana e desconfortável, roubando aos poucos todos os traços que fazem dele um "garoto".
O traço é bem diferente e consegue passar bem a impressão de sujeira, fedor e nojo dos locais que Sanpei passa a frequentar. Infelizmente, o Sanpei não é um garoto muito inteligente e profundo, então ele simplesmente vai vivendo conforme as adversidades, sem questionar sua condição ou como suas escolhas afetam a si mesmo e os outros, o que acaba sendo um desperdício para o aprofundamento da trama.
Volumes: 1
Publicação: 1975
Demografia: seinen
Gêneros: terror
Autor: Hino Hideshi