Anime Plus: Status sobre sua Lista!

0
Quando entrei neste blog fiz um post me apresentando, dando alguns dados sobre minha lista do MyAnimeList, vindo de um site muito legal que pega seus dados e retorna informações interessantes chamado anime.plus. Hoje, três anos depois, venho trazer detalhadamente um tour sobre este site, dando minha opinião sobre ele e utilizando meu perfil de animes e da Chibi de mangás como exemplo, o que pode ser considerado um update do meu post inicial e um levantamento de dados dela.

Não é necessário criação de alguma conta no site, basta inserir seu usuário do MAL e ele irá coloca-lo em uma fila, onde ele pegará seu perfil e fará um processamento sobre sua lista. Após o tempo de espera, você será redirecionado para uma página gerada pela ferramenta. Vale ressaltar que é possível fazer este levantamento partir de outras pessoas, basta inserir o usuário delas, e a pagina gerada é referente ao estado da sua lista no momento em que você solicitou a criação da analise. Se você inserir, por exemplo, um anime completo após, não será contabilizado na pagina, ao menos que peça um update do seu usuário na aplicação.

Tela inicial da ferramenta
Na primeira página são mostrados os dados gerais da sua conta, tanto da parte de animes quanto de mangás, como nota média, número de series completados, além do número de franquias iniciadas. São consideradas franquias quando você consome dois produtos da mesma obra, como por exemplo, ler os mangás de Magi e Magi: Sinbad no Bokuen, ou assistir Naruto e Naruto Shippuden. É possível visualizar a quantidade de franquias assistidas, quais animes compõem cada uma que foi contabilizada. No menu lateral, são separados os dados das duas listas disponíveis no MyAnimeList, porém, as categorias dos dados separados de ambos são iguais: Anime/Manga List, Ratings, History, Favorites, Recomended e Achievements. Nas Lists, são apenas mostrados os dados da sua lista comparando com as notas médias da comunidade, então não entrarei muito em detalhes desta parte, porque é bem simples.

Na seção Ratings, já exibe alguns dados mais interessantes. Nele é possível ver graficamente a distribuição de notas dadas, a quantidade de horas estimadas para cada tipo de conteúdo que você lê ou assiste (por exemplo, você passou 200 horas assistindo animes que deu nota 6) e o cruzamento de dados de notas por quantidade de episódios/capítulos.
Ratings da MangaList da Chibi
 A aba History funciona de maneira bem interessante, mapeando seu histórico recente de episódios, fazendo um levantamento diário de quantos episódios/capítulos por dia foram assistidos ou lidos, e busca também uma visão mais macro, mostrando a partir do seu primeiro mês de conta no MyAnimeList, quantas obras foram finalizadas mês a mês, trazendo estas informações tudo graficamente. Infelizmente, por falha do site oficial do myanimelist, que poderia inserir tranquilamente essas informações automaticamente, ou nossa, dos usuários, que só finalizam o anime como completo diretamente, restringindo os dados, nesta seção costuma estar com dados inconsistentes ou perdidos, pois o primeiro gráfico depende de uma inserção de dado episódio a episódio, o que nem todos os usuários fazem, e o segundo precisa da inserção da data de finalização dos animes. Alguns aplicativos para gerenciamento de listas do MAL inserem esses dados, porém no próprio site oficial, só é inserida da data de finalização se você ir nos detalhes da edição do anime, e inserir manualmente.
Aba History do AnimeList do Beel
Agora vem a categoria que mais gosto neste site: Começando pela aba Favorites, onde mostra inicialmente um gráfico com a nota média por ano de lançamento dos animes/mangás assistidos, sobreposto a um outro gráfico, que faz esta média de acordo com a década de lançamento. Após isto, vem um gráfico de pizza mostrando que tipo de conteúdo você mais consome: em mangás, os tipos são os mangás normais, one-shot, doujinshi, manhwa, novel e manhua. Já em animes, as categorias são: TV, filmes, OVA, ONA, Especial e Clipe de Música. Ainda em Favorites, vem um levantamento, em forma de lista, de quais gêneros e estúdios ou autores são seus favoritos. É possível ordenar esta lista por quantidade de animes/mangás assistidos/lidos, media da nota dada, média ponderada da mesma nota e quantidade de horas que você gastou no conteúdo.

Gráfico de Favoritos da Chibi
 Como exemplo, pegando os dados da MangaList da Chibi, dá para perceber que ela lê mais obras com Drama, Romance e Escolares. A maior média dela é em mangás para criança, porém ela só leu uma obra com este gênero. Colocando 10 series completadas como mínimo, os gêneros de maiores médias dela são Musical, Mistério e Artes Marciais. Porém, na média ponderada, da para perceber que o real gosto dela é por obras de Ação, Fantasia e Shounen. Drama, Comédia e Shounen estão no topo de obras em que ela gastou mais tempo de vida para ler. Já por outro lado, além de mangás para crianças, obras com gênero Dementia e Carros não fazem parte do conjunto de gênero procurados por ela. As piores médias de notas dela são acumuladas em Ecchi, e na média ponderada, Yaoi é a pior categoria. Em questão de tempo, mangás de carros foram os mais ignorados por ela.

Já na minha AnimeList, os gêneros mais assistidos foram Comedia, Ação e Romance. Minhas maiores médias são em Police, Vampiros e Dementia, e considerando a média ponderada, são Drama, Mistério e Sobrenatural. Em questão de tempo gasto assistindo, eu compartilho o gosto com a Chibi, com Comédia, Ação e Shounen no topo. Já dos menos favoritos, seja por quantidade e tempo, Shoujo Ai costuma ser um gênero que não procuro muito, além de possuir a pior média. Apesar disto, a pior média ponderada vai para Harem.
Eu gostei bastante das recomendações da Chibi

A aba Recomended é uma seção de que gosto bastante também. De início, ela indica 10 obras baseadas na sua lista. Após isto, ele mostra as franquias que você possui na sua lista, e animes que você precisa ver para continuar a história, como especiais, spin-offs, OVA's. Por fim, a aba Archievements, mostra algumas marcas consideráveis feitas por você e sua otaquisse. Por exemplo, a MangaList da Chibi tem como conquista máxima em Mahou Shoujo, Yaoi, Romance e ter passado 500 mangás, já eu possuo de 500 animes e de ter assistido todos os Ghibli.

Espero que tenham gostado deste tour desta aplicação, espero que tenha sido interessante. Vou tentar trazer esporadicamente alguns conteúdos parecidos, demonstrando sites, ferramentas, tutoriais ou alguma facilidade para tornar mais divertido este nosso hobbie!


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)