Bleach

0
E eu demorei anos para "aceitar" o final do Bleach e conseguir comentar sem muito ódio no coração
Mídia: mangá
Publicação: 2001 - 2016
Volumes: 74
Autor: Tite Kubo
Demografia: shounen
Gêneros: ação, aventura, fantasia, drama

Sinopse: Kurosaki Ichigo é um adolescente de 15 anos que possuí o dom de ver espíritos, os quais ele tenta ajudar. Certa noite, ele conhece uma mulher que alega ser um shinigami e que está na Terra com a missão de purificar as almas e enviá-las para a Soul Society. Após serem atacados por um Hollow, uma alma que foi corrompida, ela passa parte de seus poderes espirituais para que o garoto a ajude a combater a ameaça, assim Ichigo se torna um shinigami substituto.
Hueco foi o último arco decente

Comentários: Eu já falei de Bleach por aqui, sobre o anime mais precisamente, mas com exceção dos fillers infinitos, o mangá e o anime são bem parecidos, então vou dar uma pincelada e ir direto para o final que não foi adaptado.
O mangá segue a vida de Ichigo sendo um shinigami substituto e todos os problemas que isso acarreta em sua vida. O mangá equilibra bem ação, aventura, drama e comédia e as lutas são bem mais curtas, mas igualmente emocionantes.

Kubo tem certa preguiça com cenários e em muitas lutas tudo vira um borrão de preto e branco, sem texturas ou linhas de movimento, mas apesar disso, ainda é bem compreensível as cenas de ação. Além disso, o traço de Kubo melhora muito com o decorrer do mangá e ele faz grandes quadros muito bonitos.

Agora vamos ao que interessa, que é o final do mangá. Não é só nos últimos tempos que Kubo vivia ameaçado pela sombra do cancelamento. Durante a saga da Hueco, o mangá começou a perder popularidade e a saga dos Fullbringer foi só ladeira abaixo, e mesmo que os bons números mantiveram o mangá, a coisa não andava muito boa, então essa era a última carta que Kubo tinha, e ele começou muito bem focando na Karin e em como os seus poderes estavam ficando mais parecidos com o do Ichigo, tudo levava a crer que ela seria a nova shinigami e o arco ficaria centrado nela, com Ichigo de apoio, porém, o protagonismo sempre existe e claro que Kubo não iria largar o osso.


A Saga dos Quincy começa bem, apesar de um furo aqui e outro ali, e de repente, desanda totalmente. Kubo quer enfiar todos os personagens que já apareceram no mangá, tem mais uma caralhada de gente nova por causa dos Quincy. Ichigo ganha mais um poder overpower, flashbacks, vilão que faz o Aisen parecer uma mosquinha e tudo vira uma bola de neve com uma resolução tosca e sem graça.

É um final de batalha corrido e decepcionante, os poderes novos tanto do Ichigo quanto do Uryuu parecem só enfeite e tudo fica jogado. O capítulo final, nem vou comentar, faz o final do Naruto parecer um sonho.

É uma decepção depois de tudo o que o mangá fez e representou, depois de todo o peso que ele teve na Jump e para os fãs. Parte disso foi culpa do cancelamento, mas Kubo poderia ter planejado melhor já que andava com a corda no pescoço.

Por que ler? Vale por tudo o que Bleach representou.
Por que não ler? Final bastante decepcionante.
Onde encontrar: Em português pela Panini.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)