Outros nomes: Altair: A Record of Battles
Mídia: Anime
Exibição: 2017
Episódios: 24
Estúdio: MAPPA
Demografia: Shounen
Gêneros: Aventura, Histórico, Drama, Fantasia
Sinopse: Mahmut Tughril é um jovem Paxá a serviço do Divã da Estratocracia Turca. A ares de guerra pairam sobre seu país, sendo ameaçado por um império agressivo. Tendo o Divã dividido entre pacifistas e pró-guerra, Mahmut quer manter a paz a qualquer custo. A medida que se aprofunda no mundo politico, novos inimigos e aliados surgem. O que Mahmut fará se a guerra se tornar inevitável?
Comentários: O estilo de anime faz parte de um gênero que eu gosto bastante, que são de animes que exploram guerras ao redor do mundo. Particularmente eu quase nunca vejo um bom anime contando sobre guerras do passado japonês, lembro agora só de Samurai X, sendo que este eu li o mangá tem muito tempo e parei o anime na metade. Mas juntando Altair com Arslan Senki e Kingdom, as guerras do mundo antigo em outros lugares do planeta mostram que este estilo de desenho tem potencial.
O anime segue a história de Mahmut, um jovem e talentoso soldado turco, que atinge um dos mais alto cargo na Estratocracia Turca: ser um Paxá, que significa participar de reuniões junto a outros de mesmo nível para tomar decisões sobre o Estado, e se tornar um governador ou general da Turquia. Segundo Zanganos, que é um Paxá influente com uma rede de espiões robusta, o país sofre uma eminente ameaça de ser invadido pelo Império Balt-Rhein, país qual lutaram contra a 13 anos atrás.
A história tem um ritmo meio acelerado, são ocorridas 3 batalhas chaves nos 13 episódios iniciais, por exemplo. Os episódios de apresentações de personagens são bem corridos e as batalhas, principalmente as iniciais ocorrem rapidamente, fazendo com que cenas sejam desperdiçadas. Em um anime de guerras, batalhas nunca são demais e acho o anime perde um enorme potencial em não retrata-las com o devido cuidado, para que eventual plot-twists causem mais impacto. Outra coisa que eu senti falta foi a presença de várias batalhas parelhas. Exceto uma, quase todos os combates deste anime são bastante unilaterais, seja com uma superioridade numérica ou de inteligencia do comandante.
Embora tenha todos os problemas citados acima, dou um destaque entre a guerra de ideologias e a representação do mundo no inicio do império turco como um ponto positivo. É interessante ver como funcionava a guerra de espionagem na época, além de ver o posicionamento dos países em relação a guerra que está para eclodir. Outro parte em evidência é a evolução do protagonista, que luta consigo mesmo para conseguir seguir sua ideologia mesmo em um período tão turbulento.
Por que ver? Disputas ideológicas interessantes.
Por que não ver? Ritmo acelerado atrapalha faz com que batalhas não tenham tanto impacto.
Onde encontrar: Pode ser encontrado online.