Akira

0
Clássico cyberpunk obrigatório para qualquer fã de anime!

Mídia: filme
Exibição: 1988
Estúdio: Tokyo Movie Shinsha
Demografia: seinen
Gêneros: horror, sci-fi, ação

Sinopse: Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda e Tetsuo são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima. A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, entidade responsável pela explosão de 1988.
Kaneda e sua moto

Comentários: Baseado no mangá homônimo de Katsuhiro Otomo, a trama é considerada até hoje um clássico Cyberpunk. A trama é bem marcante, com grandes reviravoltas, que misturam ação, drama, ficção e violência. Embora pareça previsível em um primeiro momento, a maneira como a ação é construída e os personagens são jogados dentro de seus infortúnios é bastante diferente do que eu esperava.

Lembro que meu maior choque foi descobrir que embora o Kaneda seja o protagonista da trama, o personagem que realmente amarra a história é o Tetsuo. E aliás, toda a trama do Tetsuo me pareceu muito bizarra e sem sentido, no começo, até culminar naquele final onde finalmente as partes se juntam e começam a fazer sentido.

A animação é um pouco data, mas muito caprichosa e bem feita. O traço é bastante rústico e arredondado, mas as cores se contrastam com a violência exacerbada do filme e com os cenários pós-apocalípticos.
Tetsuo e seus novos poderes

Apesar da violência e do gore, a história discute de forma brilhante religião, fanatismo, ciência, política e militarismo. Coloca as pessoas em situações extremas para mostrar o seu pior lado, mas ainda assim, a obra também consegue mostrar que nem todos são contaminados por visões totalitaristas e extremistas.

Admito que é aquele tipo de filme que quando acaba, você fica meio wtf, eu entendi isso direito ou não? É que o final pode ter múltiplas interpretações, mas é uma excelente obra.

Por que ver? É um clássico.
Por que não ver? Apenas veja
Onde encontrar: Pode ser encontrado online ou no Netflix.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)