Estúdio: Orange
Exibição: Outubro a Dezembro de 2017
Episódios: 12
Demografia: Seinen
Gêneros: Ação, Fantasia
Sinopse: Em um futuro distante, praticamente toda extensão da terra foi engolida pelo mar. A pequena região de continente restante é habitada por um tipo de ser imortal e sem gênero chamado Gems. Os 28 Gems são atacados frequentemente por seres lunares, que as capturam para usa-las como ferramentas. Sendo a mais nova das gemas, Phosphophyllite não possui uma tarefa, por ser muito fraca e frágil para lutar contra os lunares. Um dia, o mestre das Gems, Kongou, atribui a ela a tarefa de criar uma enciclopédia sobre o mundo do qual eles vivem.

Resolvi encará-lo, e logo no inicio me deparei com um CG com uma movimentação meio estranha e cores bastante peculiares, um pouco incomodantes mas certamente bonitas. Porém como aprendi vendo Glasslip ano passado, ter um traço bonito não basta. Ritmo e enredo são tão importantes quanto. Embora bastante bonito, a protagonista não ajudava muito, pois tudo que ela fazia era banalm além de ser bastante teimosa e fazer bastante besteira, semelhante a Akko em Little Witch Academia, mas diferente dessa outra protagonista, a Phos sempre se ferrava.
E foi na Phos que eu encontrei uma das melhores surpresas com personagem de anime, pois de um personagem que eu inicialmente odiei, com o andamento da história, teve bastante desenvolvimento, com situações que a obrigaram a efetuar várias metamorfoses, sendo que tragicamente, sua evolução tenha lhe causado grandes custos e perdas.
Fora a protagonista, a mitologia em cerca as Gems, sua origem bem como o muito em que vivem é realmente interessante. A cada passo que a história é contada, mais curiosa e agoniante fica. Tanto que fiquei bastante chateado em não possuir as respostas no final do anime, que foi bastante decepcionante ao meu ponto de vista. Estou no aguardo de uma segunda temporada, embora acho que seja um pouco difícil de acontecer. E como ultimo ponto, vale a pena mencionar que as cenas de luta são bastante impressionantes.
Por que ver? Mitologia interessante e misteriosa, Boas cenas de ação e Ótima evolução de personagem.
Porque não ver? Ritmo lento inicial, não possui final e CG um pouco incomodo.