Olá galera, eu sou o Beel e trago para vocês o meu primeiro TOP 7, que para mim é bastante especial, pois mostrarei os melhores animes que eu assisti, que lançaram em 2017. Apesar do nome, não consideraremos aqui apenas estreias, mas sim animes que começaram uma temporada em 2017. A lista não está ordenada por ordem de gosto, mas sim por data de estreia., até porque é injusto tentar compara-los.
O primeiro a estrear desta lista foi Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, um anime baseado em um mangá josei que tem como background o cenário de Rakugo, uma espécie de monologo humorístico japonês (estilo um stand-up, só que sentado e contando anedotas), na era Shouwa (que compreende os anos de 1926 a 1989) e na era Heisei (de 1989 até hoje). A primeira temporada, lançada em 2016, conta a história do nosso protagonista na era Shouwa, em sua infância até a vida adulta, em um período de guerras e invasão cultural do exterior, tentando manter e reerguer a sua arte nesse periodo turbulento.
A segunda temporada, lançada na temporada de inverno deste ano, em janeiro, conta a história na era Heisei, com inserção de novos personagens, contando a velhice do nosso protagonista, aliada a um crescimento de uma nova geração dentro do cenário do Rakugo, que respira com ajuda de aparelhos.
Por que está na lista? O anime é uma obra bem complexa, onde todos personagens tem uma certa profundidade. Todos os personagens são cinzas, não existe bem e mal. Esta temporada deste ano, em especial, lida muito o tema idoso e sua relação com a morte, mostrando uma relação do protagonista com sua arte quase extinta. Além disto, traz uma carga emocional enorme sobre a relação entre os personagens, que possuem ressentimentos sobre ações da primeira temporada.
A obra é um ótimo drama, muito bem feito e com uma ótima trilha sonora, interessante para quem quer conhecer uma nova arte com uma história bem trabalhada em sua frente. Outro ponto positivo da obra é que ela foi finalizada.
6 - Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! 2
Outro anime que vale a pena ser mencionado da temporada de inverno foi Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! 2, segunda temporada de um anime lançado em 2016. Esta temporada continua a saga de Kazuma em um novo mundo junto com suas companheiras Aqua, uma deusa da água que é uma healer inútil; Megumin, uma feiticeira com um ataque poderoso, mas só pode ataca-lo uma vez ao dia, e Darkness, uma cavaleira resistente, mas masoquista. O protagonista com a ajuda destas 3 aventureiras tem a missão de derrotar o Rei Demônio.
Por que está nessa lista? Apesar da queda o orçamento, que ficou muito explicita na arte, o ponto principal do anime se manteve: uma comédia bem extravagante, com ótimas reviravoltas e cenas improváveis. As características marcantes de cada personagem fazem as cenas ficarem mais exageradas e hilárias.
Boku no Hero Academia está escrevendo seu nome entre os grandes shounens de todos os tempos, e ele não poderia ficar de fora desta lista. Com a primeira temporada lançada em 2016, foi na temporada de primavera de 2017 que sua segunda temporada estreou. O anime conta a estrada de Midoriya Izuku, um jovem sem poderes em um mundo que a maioria da população tem um dom, que tem um sonho de se tornar um herói. Após um encontro que muda seu destino, nosso protagonista vê seu desejo se tornar viável, e entra na UA, uma das academias mais renomadas de ensino para heróis.
Por que está na lista? Boku no Hero Academia é uma das obras com maior potencial escritas atualmente. Mesmo cobrindo sagas que considero medianas, o anime conseguiu cativar o espectador com ótimas sequencias de ação, com batalhas entre seres super-poderosos e personagens bastante carismáticos. Com a próxima temporada já marcada para ano que vem, espero escrever outro top 7 de melhores do ano incluindo ele na lista.
Continuando com outro anime da temporada de primavera e com a primeira estreia da lista, temos Tsuki ga Kirei, um anime original feito com elementos 3D, que conta a relação entre Akane Mizuno, uma garota que faz parte do clube de atletismo, com Kotarou Azumi, um aspirante a escritor, que se tornam colegas de classe, mas não se conhecem. Encontros casuais fazem com que desperte o interesse de um pelo outro.
Por que está na lista? Apesar de ter umas movimentações estranhas, por causa do 3D, a arte do anime é muito bonita, os cenários amplificam muito as sensações que as cenas querem passar. O desenrolar de romance tímido e os diálogos bobos entre os personagens cria um clima de primeiro amor, muito aconchegante, embaraçoso e fofo. Esta obra e Rakugo foram as únicas a serem finalizadas na lista, o que eu considero no caso de Tsuki ga Kirei um ponto bastante positivo, pois em animes de romance, o maior desejo é saber qual casal se forma no final.
3 - Made in Abyss
Começando com os animes que saíram na temporada de Verão, e com a ultima estreia nesta lista, Made in Abyss foi um dos hypes mais inesperados que encontrei em uma temporada. Ele conta a história de Riku, uma aspirante a cave raider, que pretende seguir os passos da mãe, uma lendária cave raider, que está desaparecida, e chegar as profundezas do abismo, uma parte do mundo inexplorada devido a difícil condição a vida humana, além dos perigosos monstros e ecossistema.
Por que está na lista? Made in Abyss é um anime que inicialmente te engana, parecendo que entregará uma aventura infantil, como uma arte fofa e bem colorido, mas isto é facilmente destruído assim que o abismo começa a ser explorado. Com diversas adversidades, o anime passa a ter elementos de mistério, drama e gore, com uma saga bem árdua e uma trama bem emocionante.
2 - New Game!!
Outro anime a sair no verão japonês deste ano foi New Game!!, segunda temporada da obra que teve sua primeira temporada lançada em 2016 continua com a história de Aoba Suzukaze, uma game design que trabalha na Eagle Jump, uma companhia de jogos, e suas companheiras de trabalho, mostrando o cotidiano da empresa, a concorrência interna e o desenrolar do processo de criação de um jogo.
Por que está na lista? Animes de cotidiano dificilmente entram em listas de melhores da temporada, porque geralmente não tem um grande diferencial. New Game consegue ser distinto de outros animes do gênero pois além de ter ótimos traços, a inserção do processo de criação de games traz um bônus ao anime. Nesta temporada em especial, vale ainda destacar o desenvolvimento dos personagens, principalmente da protagonista.
1 - 3-gatsu no Lion 2nd Season
Por que está na lista? Sangatsu no Lion é um anime que eu considero pesado, apesar de não ter nada de horror ou gore. Isto se deve ao drama que carrega a serie, que mexe com temas bastante polêmicos como traição, bullying, depressão. O anime consegue retratar muito bem os sentimentos sentidos pelo protagonista, trabalhando muito bem as cenas, fazendo com que soframos a dor do protagonista junto com ele. Apesar disto, há momentos também que aliam a tensão, que costumam ser bastantes fofos e aconchegantes, podendo em um mesmo episódio fazer você chorar de tristeza e no final, chorar de alegria.
Com isto finalizo minha lista. Deixo como menção honrosa Mahoutsukai no Yome e Saenai Heroine no Sodatekata II, que não entraram nesta lista pela quantidade pequena de episódios assistidos. O primeiro estou assistindo agora, até a data em que vós escrevo tenho apenas 2 episódios completos. O anime tem bastante potencial, devido a sua arte e o potencial do mundo gerado, resta saber como será o desenvolvimento da história.
O segundo parei de assisti-lo por causa da faculdade, e estou procurando uma oportunidade para voltar a vê-lo, seja reiniciando a temporada ou voltando de onde eu parei. Saekano foi um dos meus animes favoritos de 2015, e pelos episódios que eu tinha assistido seu potencial para estar aqui era enorme. Com um drama mais trabalhado que na sua primeira temporada, levando os personagens ao ápice de suas emoções, sinto que parei o anime quando ele estava entrando no clímax. Espero finaliza-lo no ano que virá.
Tem algum anime que eu não coloquei na lista que saiu este ano e você gosto? Comente no final, sua participação é importante para incentivar a escrita de mais textos como este. Até a próxima!