A Segunda Guerra Mundial e outros eventos históricos vistos de
forma bem peculiar, com os países sendo representados de forma
antropomorfizada e por vezes, bastante estereotipada.
Mídia: anime Ano de Exibição: 2009 – 2015
Episódios: Axis Power – 52
World Series – 48
The Beautiful World – 20
The World Twinkle – 15
Estúido: Studio Deen
Demografia: shoujo
Gêneros: histórico, comédia
Sinopse: A Segunda Guerra Mundial e outros eventos históricos vistos de forma bem peculiar, com os países sendo representados de forma antropomorfizada e por vezes, bastante estereotipada.
Comentários: Talvez a sinopse não faça jus ao que Hetalia realmente é, mas basicamente a história é sobre países representados por garotinhos (e algumas meninas) e suas desventuras.
Embora a trama gire em trono da Segunda Guerra Mundial, vários outros acontecimentos são abordados no anime. A história gira em torno de Itália (ou Feliciano), que embora tenha se unido a Alemanha e Japão na guerra, não leva o menor jeito e vive se metendo em problemas. Eles três formam o Eixo e precisam vencer a Allies, formado por USA, Inglaterra, Rússia, China e França, coisa que sabemos que não aconteceu, mas não deixa de ser interessante a maneira como isso é contado.
![]() | |||
Inglaterra, Rússia, EUA, China e França. Japão, Itália e Alemanha (embaixo). |
Todos os personagens são vistos de forma um tanto estereotipadas, como o fato do América ter síndrome de herói e ser viciado em fast food, ou o França fazer o tipo mulherengo e bom vivant. Apesar disso, é interesse ver a maneira como eles interagem e criam elos.
Atualmente, no World Twinkle, muitos países ganharam suas versões, inclusive países que nem são países como o Principado de Wy e Sealand, ou Prússia, que já não existe mais, mas aparece como irmão mais velho do Alemanha. E vários assuntos são tratados, como costumes e o dia-a-dia dos personagens.
O traço é bem simples, mas bonitinho. Geralmente os personagens aparecem em versão Chibi ou como gatos, o que torna o traço ainda mais fofinho. O anime é curtíssimo com média de cinco minutos por capítulo (na verdade menos porque tem uma aberturinha e uma canção de encerramento), e ainda várias coisas acontecem nos capítulos, já que as passagens são baseadas em um mangá que é contado na forma de 4-koma.
![]() |
Prússia, Hungria e Áustria: meu shipp preferido. |
Por que ver? É engraçado, tem base histórica e muitos personagens carismáticos.
Por que não ver? Não é o tipo de humor para todo mundo.
Onde encontrar: Pode ser encontrado online.