Mídia: mangá
Publicação: 2011 – 2013
Volumes: 1
Autor: Kyou Machiko
Demografia: seinen
Gêneros: drama, slice-of-life
Sinopse: O dia-a-dia de uma garota sem nome que vive isolada em uma pequena casa após um tsunami e um desastre nuclear ocorridos no Japão. Seus únicos amigos são os objetos que possuem e que narram o cotidiano da jovem.
![]() |
Capa do mangá |
Comentários: Eu realmente me surpreendi com o mangá. Achei que seria uma trama bobinha com analogia das atividades dos objetos para contar sobre situações humanas e passar uma pequena lição de moral, como rola com a guerra dos prendedores, mas a coisa é muito mais séria, densa e impactante.
Com o desenrolar da trama, várias temáticas são abordadas com profundidade e melancolia, de forma bem crua, apesar do lirismo e fantasia que os objetos trazem a história. Não tem como não se questionar como quando o despertador tenta salvar o travesseiro ou a revolta dos balões de gás.
Da metade pra frente, a coisa vai ficando ainda mais séria e mesmo sem diálogos entre os personagens humanos é possível entender bem o que acontece e como eventos mudam as pessoas. Fiquei chocada com algumas passagens e surpresa com o final.
O traço infantil, sem muito detalhamento, ajuda a aumentar a sensação de paraíso corrompido. Eu realmente gostei bastante da abordagem. O interessante é que o mangá foi lançado depois do tsunami de 2011 que atingiu Fukushima e a obra é uma visão pós-apocalíptica da situação.
Por que ler? É uma visão lírica e péssima sobre a humanidade.
Por que não ler? Apenas leia.
Onde encontrar: Pode ser encontrado online em inglês, traduzido pela Eien Scans.